terça-feira, 2 de julho de 2013

Mais de 1 milhão de pessoas protestam contra o governo no Egito

Oposição convocou a bem-sucedida "Marcha do Milhão", depois de uma semana de protestos contra Mubarak

 
Mais de 1 milhão de pessoas protestam contra o governo no Egito nesta terça-feira Khaled Desouki/AFP
 
Manifestantes estão reunidos no Cairo para protestar contra Mubarak Foto: Khaled Desouki / AFP
Mais de 1 milhão de pessoas protestaram nesta terça-feira por todo o país contra o presidente egípcio, Hosni Mubarak, segundo fontes de segurança.

Ao menos 500 mil concentraram-se na praça central Tahrir, no Cairo, para a chamada "Marcha do Milhão", convocada pela oposição para levar às ruas 1 milhão de pessoas, depois de uma semana de protestos contra Mubarak, que está há 30 anos no poder, segundo fontes de segurança do Egito.

Em Alexandria, a segunda maior cidade do país, de 400 mil a 500 mil pessoas foram para as ruas. Em outras cidades, ao menos 110 mil reuniram-se, informaram os serviços de segurança.




Strauss-Kahn voltou a lançar uma advertência contra o agravamento dos desequilíbrios mundiais e afirmou que a alta dos preços dos alimentos poderá ter "consequências potencialmente devastadoras" para os países mais pobres.

Em suas declarações numa conferência de imprensa após um discurso na autoridade monetária de Cingapura. Strauss-Kahn disse que não queria comentar a situação política no Egito, onde o presidente Hosni Mubarak enfrentava protestos popuplares que exigem sua saída.

— Mas claramente este é o tipo de situação que poderíamos esperar não só no Egito, quando vemos o problema criado pelo alto nível de desemprego — afirmou o diretor-geral do FMI.

Strauss-Kahn assegurou que o alto desemprego e as desigualdades eram "fortes componentes da agitação política na Tunísia e de crescente tensão social em outros países".

Gigantescas manifestações populares em Túnis terminaram no mês passado com o regime de 23 anos de Zine El Abidine Ben Ali, enquanto um movimento similar no Egito tenta colocar fim a três décadas de poder de Mubarak.



Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2011/02/mais-de-1-milhao-de-pessoas-protestam-contra-o-governo-no-egito-nesta-terca-feira-3194642.html





0 comentários:

Postar um comentário

Favor não postar palavras de baixo calão...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More