sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Deus matou 42 jovens só porque chamaram o profeta Eliseu de careca?

O texto que relata o ocorrido com o profeta Eliseu, e 42 jovens que foram mortos por duas ursas (II Reis 2. 23-25), é comumente usado pelos críticos de Deus para demonstrar como Deus é maligno, como mata por qualquer coisa banal, prazerosamente. Mas, como sempre, a leitura desse pessoal é bem superficial. Não analisam o texto, não fazem a mínima interpretação e não avaliam o que realmente o texto diz e, por isso, fazem juízo de valor errado e ainda influenciam muitos a fazer o mesmo. Por isso, irei analisar esse texto e mostrar se realmente Deus prazerosamente matou 42 jovens apenas porque chamaram Eliseu de calvo (careca).
Deus-matou-42-jovens-so-porque-chamaram-o-profeta-Eliseu-de-careca
(1) O texto apresenta alguns detalhes importantes a considerarmos antes de taxarmos Deus de injusto nesse caso: Eliseu estava em um caminho, fazendo uma viagem, sozinho: “Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade…” (2 Reis 2.23). Observe que esses rapazinhos “saíram da cidade” no encalço do profeta Eliseu, que estava em uma estrada seguindo viagem. Interessante observar que a Bíblia cita que 42 deles foram mortos mais à frente. Ou seja, existia um grupo com mais de 42 jovens perseguindo o profeta Eliseu. A questão é: Para que finalidade um grupo tão grande de jovens se reúne para perseguir uma pessoa? Esperaram para abordar o profeta numa área mais deserta com que objetivo? Teriam eles boas intenções? Evidente que não!  Assim, vemos claramente que o profeta Eliseu estava correndo perigo e estava em grande desvantagem diante de um grupo de jovens mal intencionados que buscava fazer algum mal contra ele.
(2) Quando Eliseu foi abordado por esse grupo no caminho, provavelmente em uma área deserta e de mata – pois a Bíblia relata que as ursas saíram do meio de um bosque – o grupo o hostilizou dizendo o seguinte: “uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo” (2 Reis 2.23). A expressão “sobe, calvo” não quer dizer apenas uma zombaria por Eliseu ser careca. A palavra “sobe” empregada por aquele grupo, zomba do ministério profético de Eliseu, fazendo uma comparação injusta com o profeta Elias que “subiu” ao céu em um redemoinho (2 Reis 2.11). Em outras palavras, aqueles jovens estavam zombando da autoridade profética de Eliseu.
(3) Diante desses fatos o profeta ficou acuado diante de um grande grupo de jovens mal intencionados que, além de estarem reunidos covardemente contra Ele, ainda colocaram em xeque sua autoridade profética dada por Deus. Diante disso, a única saída vista por Eliseu foi recorrer ao seu Senhor em oração. E é nesse momento que Deus intervém: “então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles. (2 Reis 2.23). A ofensiva dessas duas ursas conteve o ânimo maligno desse covarde grupo de jovens, que não conseguiu atentar contra a vida do profeta. Fica a pergunta: Se Deus não tivesse agido rapidamente, o que esse grupo poderia ter feito ao profeta? Deus foi injusto em defender um servo seu contra jovens mal intencionados?
(4) Assim, esses jovens não foram mortos por Deus porque chamaram Eliseu de calvo, mas como fruto de suas ações malignas e covardes diante de um servo de Deus. Assim, não houve injustiça alguma da parte de Deus.


REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO
O HOMEM FOI CRIADO COMO UM SER MORAL LIVRE
Quem disse que não podemos pensar, pesar, perguntar, questionar, discordar e até mesmo arrancar uma página da Bíblia Sagrada para bolar (usando como seda) um cigarro de maconha? Não se assustem pelo que estão lendo! Eu já vi isso acontecer bem pertinho de mim há uns 20 anos atrás!
Deus nos deu o Livre Arbítrio (direito de escolha) e podemos fazer o que quisermos, entretanto, a mesma Palavra de Deus declara solenemente: “Alegra-te, mancebo [jovem], na tua mocidade, e anime-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo” (Eclesiastes 11:9).
ELISEU FOI SALVO PELA PROVIDÊNCIA DIVINA
Aqueles jovens iam dar cabo da vida do santo profeta de Deus de forma zombeteira e covarde, mas a sua missão não tinha sido concluída (a de Cristo sim!). E mesmo assim, quem somos nós para questionarmos uma ordem ou decisão divina? Lembrem-se: nós não somos oniscientes, mas Deus o é! Por que o Senhor pouparia a vida de um bando de marginaizinhos homicidas que jamais iriam se converter aos retos caminhos de Deus? O Soberano do Universo conhece o fim desde o princípio (ver Isaías 46:9,10) e sabe quem são os Seus verdadeiros filhos (ver São João 10:1-30). Sabe até quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças! (ver São Mateus 10:30).
UMA ANALOGIA (HIPOTÉTICA)
Qual seria a sua reação (mesmo sendo cristão) se encontrasse 42 pivetes violando os corpos (forçando, estuprando) das mulheres de sua família? Difícil, não é mesmo?
ALGUNS RELATOS BÍBLICOS
Vocês se lembram o que fez Moisés quando viu um egípcio maltratando um hebreu? (ver Êxodo 2:11,12). Como pôde o homem que receberia as Tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos da Lei de Deus matar um ser humano porque “simplesmente” maltratava um escravo hebreu? Agora me aponte na Bíblia onde está a reprovação divina por causa desse ato de Moisés! Simplesmente não existe!
Lembram o que foi que Deus mandou Moisés fazer com os idólatras em Israel? (ver Êxodo 32:25-28).
Lembram o que aconteceu com os dois sacerdotes filhos de Arão (irmão de Moisés) Nadabe e Abiú que levaram fogo estranho ao altar do Santuário? (ver Números 3:4; 26:61).
Lembram o que aconteceu ao casal Ananias e Safira por terem mentido ao Espírito Santo? (ver Atos dos Apóstolos 5:1-5).
DE DEUS NÃO SE ZOMBA
“Não vos enganeis; Deus não Se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
DEUS É AMOR E JUSTIÇA
“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor, convertei-vos, pois, e vivei!” (Ezequiel 18:32).
DEUS É DEUS E PONTO FINAL!
“O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração” (Números 14:18).
“Vede agora que Eu, Eu o Sou, e não há outro deus além de Mim; Eu faço morrer e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro; e não há quem possa livrar da Minha mão. Pois levanto a Minha mão ao Céu, e digo: Como Eu vivo para sempre, se Eu afiar a Minha espada reluzente, e a Minha mão travar do juízo, então retribuirei vingança aos Meus adversários, e recompensarei aos que Me odeiam. De sangue embriagarei as Minhas setas, e a Minha espada devorará carne; do sangue dos mortos e dos cativos, das cabeças cabeludas dos inimigos. Aclamai, ó nações, com alegria, o povo dÊle, porque Êle vingará o sangue dos Seus servos; aos Seus adversários retribuirá vingança, e fará expiação pela Sua terra e pelo Seu povo” (Deuteronômio 32: 39-43).
“Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Pois conhecemos Aquele que disse: Minha é a vingança, Eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o Seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:28-31).
CONCLUSÃO
Deus é o único que pode tirar a vida do ser humano e permanecer inculpável. É um direito inerente da divindade por ser o exclusivo Criador do homem, inclusive fazendo-o à Sua imagem e semelhança!
O sexto mandamento proíbe ao ser humano atentar contra a vida de seu semelhante. Mas a vida que Deus nos dá pode ser retirada por Êle, como e quando lhe aprouver! Deus é Deus e não há outro semelhante! Seu caráter é perfeito e Suas sábias decisões são inquestionáveis e irrefutáveis!
LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!

9 comentários:

Os 42 meninos que foram mortos por DUAS URSAS, ao zombarem do Profeta de Deus ELISEU, eram inocentes? Opine!?


- ESCARNECENDO DE DEUS - OS MENINOS JUDEUS -


2 Reis 2: 23 e 24


Os meninos JUDEUS, desde a mais tenra idade, são ensinados a RESPEITAREM A LEI DE DEUS E OS PROFETAS. Os meninos judeus são considerados maiores de idade aos 13 anos, quando celebram o seu BAR MITZVAH.


Aqueles meninos, quando ZOMBARAM DO PROFETA DE DEUS, não o fizeram inocentemente, mas sabiam exatamente o que dizia a Lei de Moisés a respeito disso, e também que os profetas eram OS PORTA-VOZES DO DEUS ALTÍSSIMO. Eles tinham plena consciência do seu pecado e o fizeram por livre e espontânea vontade. Naquela época, todos sabiam perfeitamente que zombar de um profeta de Deus era ZOMBAR DO PRÓPRIO DEUS.

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que O MENOR INFRATOR deve sofrer a medida sócio-educativa de INTERNAÇÃO, por desrespeitar a lei penal de seu país. Alguns desses infratores são ASSASSINOS E LADRÕES CONTUMAZES, verdadeiros psicopatas, perigosos para si mesmos e para toda a sociedade em que vivem. Na verdade, a Folha de Antecedentes Infracionais de alguns desses meninos faz com que possam ser classificados como "IRRECUPERÁVEIS" para retornarem ao convívio social. E isso porque a vida que levam fez com que suas consciências e mentes se tornassem CAUTERIZADAS E INSENSÍVEIS.

Na época do Velho Testamento, os meninos nascidos entre o POVO DE ISRAEL que se tornassem CRIMINOSOS IRRECUPERÁVEIS deveriam enfrentar a pena capital. E isso por que as suas vidas, ao tornarem-se adultos, seriam um verdadeiro peso e desgraça para o seu povo.

O DEUS ONISCIENTE os tomou como exemplo para todo o POVO DE ISRAEL. A fim de que houvesse o temor e o respeito diante dos profetas de Deus e da Lei de Moisés. Diante de tal fato, muitos meninos e meninas foram SALVOS DE UMA VIDA DE TRANSGRESSÕES, pois entenderam que viver contra a Lei de Deus tem como consequência a morte.


DEUS OS MATOU por que sabia muito bem o que havia em seus corações e que, certamente, ao se tornarem adultos, se tornariam HOMENS DE BELIAL, VIVENDO PELA VIOLÊNCIA E CONTRARIAMENTE ÀS LEIS DE DEUS.


"Horrenda coisa é cair nas mãos do DEUS VIVO."
(Hebreus 10:31)


“Não vos enganeis; DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Antes de mais nada quero dizer que sou evangélico e sigo a Jesus. Mas gostaria de fazer um comentário que muito me chama a atenção. Bem, eu tenho minha opinião própria, e como mesmo já disse é própria não falarei mais sobre, mas fica o comentário: "Não existem ursos na palestina, nem nunca existiu na história daquele lugar."

Rodrigo Barcelos: é possível cegos verem? É possível um mar se abrir? É possível material mais pesado que a água flutuar? É possível alguém ressuscitar? É possível um jumento falar ou uma cobra? É possível do nada existir a luz e você?

O que os crentes não fazem pra consertar o impossível! Está muito claro que o autor do texto está forçosamente atribuindo elementos que nunca foram mencionados no texto. Desse jeito, eu poderia justificar quaisquer atrocidades, cometidas em qualquer bíblia do mundo. É só criar um roteiro em cima de uma frase e direcioná-la pra onde eu quiser. Agora, vamos dizer que tudo isso que o autor mencionou seja verdade. Será que não teria uma outra forma do Todo Poderoso contornar o problema? Veja que outrora, Ele mesmo usou um jumento pra falar com Balaão afim de resolver um problema. Ou seja, usou de artifícios que fogem a realidade pra contornar um problema. E por que não usou de tais artifícios para somente intimidar os jovens, e não matá-los? Se ele é 100% amor e já sabe de antemão de tudo o que vai acontecer, não poderia existir a opção de ceifar a vida de alguém, e ainda por cima, por coisas tão triviais. Era só desviar o profeta daquela caminho que o problema seria resolvido. Jesus mesmo impediu que Pedro desse cabo da vida de um soldado, e sempre dava um jeitinho de fugir de confrontos pela espada.

Mexeu com um ungido Deus se levanta do.trono. Ele.não deixa barato. Isto aconteceu para servir de exemplo, mexeu ta sujeito.a ora. de Deus e ai daquele que cair na.mão Deus quandoele estiver irado.

É... Matar muitos, salvar poucos..

O problema desse texto é o seguinte, esses ursos saíram de onde? Até hoje não foram encontrados nenhum vestígio de que ursos habitavam aquela região. Outra coisa, Deus nos ensinou o mandamento "Não matarás" então poque que ele mesmo iria matar? Realmente quem acreditar que Deus cometeu esses assassinatos e os vários outros que são citados na bíblia em seu nome, com certeza são pessoas que não tem a capacidade de questionar e aceitam tudo de boa.

Bíblia Sangrenta seria um nome melhorado pra este livro chamado de sagrado. Manual de crueldades, genocídios, incestos, traições, adultérios... Em nome de Deus.
Amigo quando for explicar algum texto sangrento da Bíblia, não inventem textos novos. Você inventou várias informações sobre os jovens, que não estão no texto. Vocês cristãos gostam de uma mentira, hein?

Falou falou e não conseguiu uma justificativa plausível para emenizar mais um crime cometido pelo seu deus de "amor".

Postar um comentário

Favor não postar palavras de baixo calão...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More