domingo, 7 de agosto de 2011

Eficácia do Testemunho Cristão

EFICÁCIA DO TESTEMUNHO



Nesta lição, teremos a oportunidade de refletir sobre a importância do testemunho de quem professa ser um autêntico seguidor de Cristo Jesus, como “sal da terra” e “luz do mundo”, ou seja, sobre o dever sermos o modelo e o referencial para a sociedade.

Como disse o apóstolo Paulo: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. ” (I Co 10.32).


O que é um testemunho?

É comprovar ou demonstrar a veracidade de um fato de alguma coisa que aconteceu, qual é o fato que queremos como cristãos comprovar.

Que verdadeiramente Cristo veio na terra nasceu como homem e tomou sobre si todos nossos pecados para nos salvar, mais hoje ele continua ainda trabalhando em nosso meio,

I - O QUE SIGNIFICA O TESTEMUNHO CRISTÃO?

Testemunho cristão é a postura ética, que a Bíblia reivindica de cada um que professa o Nome de Cristo, numa demonstração clara e inequívoca de que, realmente somos seus discípulos (Mt 5.20). 

O testemunho Cristão não é contar apenas o que Jesus fez, mais demonstrar através da sua vida e de sua conduta o que DEUS faz através da ação do Espírito Santo.

Certa vez por intermédio do profeta Malaquias:

“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve” (Ml 3.18);

Demonstrando, assim, que o mundo deve ver esta diferença em nós (II Rs 4.9; I Tm 4.12).

1.1 O Testemunho Cristão na Bíblia. 

O testemunho cristão recebe diversas designações no Novo Testamento, tais como:
  • luz resplandecente (Mt 5.16);
  • santidade (I Pe 1.15,16);
  • zelo pelo bem (I Pe 3.13);
  • maneira de viver (Hb 13.7);
  • exemplo de boas obras (I Ts 1.7).


Para ilustrar a importância do Testemunho Cristão, o Senhor Jesus utilizou-se de dois elementos comuns: o SAL e a LUZ (Mt 5.13-15).

Com essa ilustração, Jesus estava ensinando que deve haver uma oposição entre o modo de viver do crente e o modo de viver do mundo.


A função de preservar

O sal é preservador. 

Ele conserva e preserva; daí ser figura da pureza. Sua cor alva também fala disso. Ele evita a deterioração.

O cristão, onde quer que se encontre, precisa ser um instrumento da resistência do Espírito Santo contra a corrupção, contra a degeneração total deste mundo (II Ts.2:7).

 O Cristão como Sal da Terra. 

Enquanto o mundo é caracterizado pela corrupção e pela degeneração de costumes e de bons hábitos (Gn 6.5; Ex 32.7-9; Jz 2.10-15; II Rs 17.7-23; 23.25,26), o sal é o elemento que simboliza a preservação e conservação.

O sal é valorizado por dois atributos principais: gosto e conservação. Por isso, Jesus se utilizou do mesmo para tipificar o papel dos seus discípulos.

Quando DEUS fala para sermos SAL, é porque devemos temperar o mundo mas de forma equilibrada,

O sal é invisível quando em ação. O sal, antes de ser aplicado é visível, mas ao começar a agir, temperando, preservando, torna-se invisível. O sal age invisivelmente, mas sua ação é claramente sentida.


Porém e se o sal for em demasia?

Aqui podemos traçar dois paralelos:

O crente que vai com muita sede ao pote, em pregar e ser eloqüente para um novo convertido tentando empurrar goela abaixo, todo seu conhecimento adquirido durante anos em poucos meses.

Ou aquele que não dá um bom testemunho da sua vida, prega uma coisa e vive outra, fala que devemos evangelizar e nunca vai, fala que não deve praticar coisas ilícitas e ele mesmo faz.

O Cristão como Luz do Mundo. 

Diferente do sal, que não é visto em ação, a luz só tem valor quando é efeitos da sua presença se apresentem.

Temos que ter a plena consciência que a luz que Cristo esta falando ai não é a nossa luz, não somos produtores de luz, mais sim refletores da luz de Cristo na nossa vida.

Trocando para miúdos, não somos SOL mais sim estrelas que são iluminadas pelo SOL e refletem esta luz.

Porque nunca podemos nos gabar e acharmos que podemos salvar o mundo do seu estado sem a direção e o poder de DEUS nas nossas vidas.

A ausência da luz permite que a escuridão prevaleça. Mas, quando a luz chega, as trevas desaparecem.

Quando Jesus diz que somos a luz do mundo, está afirmando que a luz se opõe ao mundo, que está em trevas (Is 9.2; 59.9; Jo1.5; 3.19; Rm 13.12; II Co 6.14). 






A luz precisa ser alimentada (Mt 5.15,16). 

A luz que iluminava as casas nos tempos de Jesus era de lamparina, alimentada através de um pavio mergulhado em azeite. O tipo de material da lâmpada variava, mas o combustível era um só: o azeite.

O mesmo ocorre ao verdadeiro cristão. Ele depende sempre do óleo do Espírito Santo para difundir a luz de Cristo e a luz do Evangelho.

A luz não se mistura. 

Mesmo que ela ilumine lixo, sujeira, lamaçal, etc, ela não se contamina. Assim deve ser o crente: viver neste mundo tenebroso à difundir a luz de Cristo, sem se contaminar com o pecado e as obras infrutuosas das trevas.


II - A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 Jo 2.15)

Quando João falou isso, ele estava tentando expressar que apesar de andar no mundo e conhecermos as coisas que o mundo nos oferece não devemos amar estas coisas, e nem nos contaminar com elas tão pouco as desejar.

Arca da Aliança

  1. A arca não funciona sem sacrifício;
  2. A arca não funciona sem santificação;
  3. A arca não funciona se a confiança é em si própria;
  4. A arca não funciona se a pessoa quer demonstrar que é grande;

Os filhos de ELI levaram a ARCA da aliança para a Guerra, mas a perderam porque eles não conheciam a DEUS eram filhos Belial.

Precisavam oferecer o legitimo sacrifício a DEUS, precisavam ter um bom testemunho, porém eles não tinham nenhuma destas características.

Quando o povo viu que a ARCA ia na frente da batalha eles acreditavam que o Senhor estava com eles.

E quando seus inimigos viram a ARCA da aliança, na frente do exercito temeram, porém DEUS não estava no coração e na vida dos filhos de ELI. 

Quando Davi estava levando a ARCA para Jerusalém, o povo estava feliz, havia sim sacrifício entre aquele povo, porém DEUS tinha ordenado que a ARCA da aliança deve-se ser levada nos ombros dos sacerdotes.

E não no carro de boi como eles fizeram,  e DEUS finou a vida do irmão de Davi, porque irmãos, porque o culto não estava da forma que DEUS ordenou.

Se o culto estiver bagunçado fora de ordem, DEUS não se manifestara no meio do seu povo.

Vejo muita gente falando, por exemplo tem um bêbado falando da palavra de DEUS, e você bom pelo menos esta pregando a palavra de DEUS.

Isso é muito ruim para o evangelho, porque a vida dele não condiz com o testemunho cristão que devemos dar.

E deveríamos nos envergonhar pois quem era para estar pregando o evangelho éramos nós.


OBJETIVOS DO TESTEMUNHO CRISTÃO

Podemos enumerar, pelo menos três objetivos do testemunho cristão:

3.1. Glorificar a Deus

No Sermão da Montanha, o Senhor Jesus ensinou a seus discípulos que, através do testemunho cristão, os homens glorificam a Deus. Jesus disse:
 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5.16).

3.2. Demonstrar à sociedade que somos novas criaturas. 

Não há nenhum erro em tornar conhecidas a mudanças realizadas em nós, por intermédio da ação do Espírito Santo, desde que o objetivo não seja a auto glorificação.

Através do testemunho cristão, o crente demonstra à sociedade que já não é mais o mesmo, e que sua vida foi transformada, tornando-se numa nova criatura (Rm 8.1; II Co 5.17).

3.3. Evangelizar. 

Através do seu testemunho pessoal, o cristão também evangeliza. Sua própria vida já é um testemunho vivo do poder de Deus.

Se demonstrarmos um bom testemunho diário, estaremos propagando, com eficácia, o poder do Evangelho que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, conforme Rm 1.16.

0 comentários:

Postar um comentário

Favor não postar palavras de baixo calão...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More