Os Novos convertidos são aqueles que aceitaram a mensagem do Reino de Deus e como novos integrantes precisam de orientações, cuidados e dos primeiros rudimentos da Palavra de Deus.
Sendo considerados “meninos” necessitando de leite (Hb 5.12 e 13).
Nesta passagem, o texto remete aqueles que já tem muito tempo de Igreja e que já deveriam estar dando frutos, mais pela falta de conhecimento e busca da palavra do Senhor.
Ainda são considerados como meninos na fé, aquele que por algum motivo, não experimentou a verdadeira palavra de justiça do senhor.
Quando o novo convertido aceita a palavra de DEUS ele deve ser orientado na fé e como deve fazer para prosseguir neste evangelho.
1. A primeira dificuldade que ele encontra: chama-se ADAPTAÇÃO, tudo é novo e ele começa o que eu costumo chamar de um processo de lapidação.
No início de caminhada com Jesus Cristo, há, pelo menos, QUATRO coisas importantes que ele, Novo Convertido, deve saber. São elas:
(1) - OS SEUS PECADOS FORAM PERDOADOS - A Bíblia apresenta a sua vida de outrora, como uma vida de escravidão ao pecado, mas diz também que você, agora, é servo da justiça divina – Rm 6:17-18.
(2) - AGORA VOCÊ É UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO – II Cor 5:17 - O “velho” e o “antigo” têm a ver com a vida de outrora, ou seja, a vida que você tinha até o instante em que se decidiu por aceitar a Jesus como seu Salvador único e pessoal. “Nova criatura” ou aquilo que se fez “novo”, diz respeito à vida que você passou a viver desde aí – I Pe 1:3, 23.
(3) - DEUS AMA VOCÊ – Jo 3:16; Rm 5:8 - A maior prova do amor de Deus para com você e para com todo o mundo, é ter Ele permitido que o seu Filho Jesus Cristo padecesse e morresse para salvar-nos e reconciliar-nos com Ele – Rm 5:9 - Descanse no amor de Deus. Ele sempre faz o melhor em benefício de seus amados.
(4) - VOCÊ É FILHO DE DEUS – Rm 8:14-17 - O seu relacionamento com Deus mudou a partir de agora. A sua relação anterior com Deus era à base de criatura e Criador, réu e Juiz. Agora é diferente: Você é filho de Deus, é herdeiro dEle e co-herdeiro de Jesus Cristo.
CINCO COISAS QUE O NOVO CONVERTIDO DEVE FAZER, E QUE NÓS DEVEMOS BUSCAR AJUDA-LO A FAZER:
Após o Novo Nascimento para Deus é muito parecido com o nascimento físico, Assim como um bebê precisa de exercícios para crescer sadio e forte.
Da mesma forma, você, como um bebê espiritual, precisa exercitar-se, a fim de que seja espiritualmente sadio e forte o crente deve buscar maturidade espiritual, firmeza de fé, que obtemos através do estudo da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração e obediência a Sua Palavra.
Esse cuidado deve ser observado pela Igreja com os novos convertidos.
(2) - ORE CONSTANTEMENTE – I Tm 2:1-2, 8 - A oração é como uma ponte ou uma grande avenida através da qual a terra se liga ao céu.
A oração é o mais eloquente e o mais humilde discurso da alma a Deus. Quando você ora, Deus intervém alargando as fronteiras de suas possibilidades. Quando você ora, você está dizendo a Deus que não pode lutar e vencer sem o auxílio dEle.
(3) - VIVA FIELMENTE - Vivendo num mundo em que os valores morais e espirituais são tidos em pouca conta, mesmo assim Deus espera que você viva fielmente diante dEle e diante dos homens.
Certamente que algumas vezes você será tentado a abandonar o ideal duma vida fiel a Deus e aos princípios do Evangelho, e a abraçar os princípios morais do mundo sem Deus. O que fazer no momento em que isto venha a acontecer? Resista. Não abra mão da sua fidelidade (Sl 101:6)
(4) - TENHA COMUNHÃO COM OS SEUS IRMÃOS - Como uma nova criatura em Cristo, você foi feito membro dum corpo: a Igreja. Assim como todos os membros dum corpo funcionam conjuntamente para o bem-estar de todo o corpo, assim também você deve contribuir com a edificação e progresso dos demais irmãos.
0 comentários:
Postar um comentário
Favor não postar palavras de baixo calão...