sexta-feira, 2 de agosto de 2013

COMO ESTAMOS CRIANDO NOSSOS FILHOS


Queria informar que não sou nenhum especialista em criação de filhos mais que DEUS tem me incomodado nos últimos tempos em relação a criação de deles no que se refere à educação secular quando a espiritual.

EDUCAÇÃO SECULAR

Percebemos que as crianças de hoje estão sendo criadas pelas escolas, pela televisão, pela sociedade, pelas empregadas domésticas (nada contra a classe) menos pelos PAIS que são os responsáveis legítimos deste mandamento dado por DEUS e aplicado através de leis como por exemplo o Estatuto da Criança e Adolescente - ECA.

Devemos entender e deixar claro em nossas mentes que a educação sempre foi atribuída aos costumes vividos na intimidade do lar e a criança não faz outra coisa se não ser reflexo do ambiente onde está.

Preparar filhos melhores para o mundo é o sonho de todo pai, porém exageramos na dose quando deixamos isso a cargo de atividades extra curriculares onde a presença paterna e materna não são mais o ponto de ligação entre eles.

É de extrema importância impor limites, criar regras, saber dizer não, tudo isso ajuda a educar os filhos para serem cidadãos de bem.

Queremos como pais, demonstrar que a educação é  somente aquela passada através do nossos próprios exemplos de vida e achamos que isso é suficiente, digo a vocês que a sim uma grande verdade nesta afirmativa, porém ela não pode ser o único argumento a ser usado.

Em meu tempo de criança, era comum nossos pais desligarem a televisão em certos horários ou em determinados programas mandava sairmos da sala. Hoje acredito que esta realidade eta praticamente extinta nos lares, a liberdade ou permissividade chegou a patamares muito elevados onde cerca de 30% dos conteúdos pornográfica são consumidos por crianças e adolescentes.

Não estou criando aqui uma ideologia que devemos criar nossos filhos em redomas de vidros, porém precisamos sim impor limites, para que no futuro não sejamos cobrados pela sociedade e principalmente por DEUS em relação à educação que estamos oferecendo aos nossos filhos.

No meu ponto de vista pai e mãe modernos não são aqueles que tem orkut, facebook, twitter, blog Pai/Mãe modernos são aqueles que procuram investir na educação de seus filhos se aproximando deles, ouvindo-os quando estão tristes, lhe dando o colo quando estão sofrendo ou quando simplesmente estão meio "de mal com a vida". 

Pai/Mãe modernos não se enclausuram longe dos problemas, mas acreditam no potencial deles, além de um bom amigo os pais tem que saber qual a sua posição dentro do lar. Você é PAI então seja PAI, imponha respeito e autoridade. MÃE, seja MÃE. Ame, cuide, ouça, fale, incentive.

EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

Estamos vendo uma geração de filhos que estão vivendo um sério conflito interno vivendo uma educação falida e sem norte, ministrada ao longo de vários anos pelos próprios pais ou até mesmo por irmãos dentro da Igreja.

Antigamente se falava que uma pessoa ao nascer em um lar evangélico estava nascendo em berço de ouro, hoje tenho sérias dúvidas em relação a esta afirmativa.

Nossos jovens tem sonhado no dia em que herdarão a sua liberdade e sairão de suas casas porque não aguentam mais a convivência com seus pais, vão a igreja porque são obrigados, recebem uma educação cristã totalmente pré-histórica com a seguinte filosófica: “isso você não pode”,  com isso criamos uma outra sociedade dentro das igrejas “a do porque eu não posso”.

Esta geração que estamos criando, esperam somente o tempo certo de tomar as rédeas da sua própria vida e se tornarem livres “em seu pensamento”, e conhecer um mundo novo, repudiando a tudo aquilo que foi lhe ensinado pelos seus pais.

Fazendo parte de entidades ou sociedades como Associação dos Ateus e Agnósticos – ATEA, onde os pensamentos implícitos são de repudio a DEUS ou de um conhecimento superior que eles preferem não se manifestar por falta de capacidade intelectual.

Onde quero chegar com este texto, é que precisamos ensinar os nossos filhos a amarem o LAR onde vivem e ao DEUS que eles servem sem precisar aterrorizá-los, precisamos enraizar nos corações deles que somos seus parceiros e que DEUS é o maior companheiro de sua vida, e quando meu filho estiver com um problema em relação ao que estão sentindo sobre ir ou frequentar a Igreja, devemos saber administrar de forma sensata esta situação.

O futuro de nossos jovens depende de como estamos criando eles hoje, só assim poderemos ter noção de como serão no futuro homens com ou sem compromisso DEUS.

Há algum tempo atrás estava discutindo com minha esposa em um tom de fala exagerado e que trouxe sérios reflexos no comportamento dos meus filhos.

O reflexo foi imediato um gritando com outro sem nenhum respeito e amor de irmãos, e comecei a perceber que aquilo não era falta de educação ou desobediência da parte deles mais sim um reflexo do comportamento dos pais.

Então decidi juntamente com minha esposa a não termos mais este tipo de discussão na frente deles, a mudança foi imediata percebemos que tanto o seu comportamento estava sendo afetado como também a percepção de casamento que estávamos passando para suas mentes.



Pais, apreendam a ouvir a voz de DEUS nos momentos corretos e o que ele quer nos ensinar, que esta mensagem possa ajudar a muitos Pais a se posicionarem de forma mais inteligente dentro dos seus lares que você PAI seja o SACERDOTE do seu lar e você MÃE seja a adjutora que DEUS pediu que você seja.

Escrito por:
Éder Campos

0 comentários:

Postar um comentário

Favor não postar palavras de baixo calão...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More